
UM POUCO SOBRE NÓS
Trabalhando para um futuro melhor
Aqui no(a) IBDESH todos têm seu valor. Queremos ser um catalisador de mudanças positivas e, desde nossa fundação em 2000, somos movidos pelos mesmos ideais. O(A) Entidade sem fins lucrativos foca no apoio, capacitação e progresso. Saiba mais sobre nossa missão, visão e como implementamos as mudanças que queremos ver.
A Política Nacional de Economia Solidária passou a compor as estratégias de inclusão produtiva do Plano Brasil sem Miséria com o objetivo de contribuir com o esforço nacional para a erradicação da pobreza extrema. Para tanto foram ampliados, com a capacidade de investimentos e a escala das ações, que viessem a contribuir com a capacidade de auto-organização e autogestão de grupos populacionais e comunidades caracterizadas por vulnerabilidades sociais, fortalecendo e expandindo a economia solidária.
O projeto tem como foco central a inclusão de grupos socialmente
fragilizados economicamente, o que acarreta a insegurança econômica e, por conseguinte a fragilidade alimentar, entendendo que pescadores, catadores de materiais recicláveis e pessoa em situação prisional estão muito à margem da produção contínua de renda e reinserção social, as colocando em situação de risco e vulnerabilidades que estimulam a situação de precariedade humana e social nos territórios ou instituições que atuam.
A proposta é trabalhar com grupos socialmente fragilizados economicamente, potencializando as atuais realidades e ofertando outras possibilidades da produção de renda. Esse projeto fomenta o olhar para a produção coletiva, participativa e planejada, que ampliará a oferta das possibilidades da produção econômica, já que inúmeros desses grupos encontram-se ocupando espaços precarizados de trabalho ou ainda produção de renda, que não garante o mínimo social da segurança alimentar.
Pescadores, pessoas em situação de apenamento e catadores de materiais recicláveis. Escolheu-se os referidos grupos por entendermos que a matriz produtiva desses segmentos se encontra fragilizadas e limitadas, impossibilitando que os mesmos tenham outros processos de acesso a renda para, com isso, buscar superar períodos de desafios e baixa produção, assim a formação trará de oferecer novos caminhos e metodologias coletivas da produção de renda para os grupos escolhidos.
E por fim, oferecer aos grupos específicos acesso à informação e a formação qualificada que permita que grupos socialmente fragilizados na matriz econômica financeira possam reestruturar e criar outras formas de gerar renda e garantir a sua segurança financeira e alimentar.
Objetivo geral
Qualificar pescadores, catadores de materiais recicláveis e pessoas em situação prisional com a finalidade de ampliar economicamente a produção e geração de trabalho e renda.

